Democracia Directa – Visão Cristã

Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio arquitecto, assentei o alicerce, mas outro edifica sobre ele. Mas veja cada um como edifica, pois ninguém pode pôr um alicerce diferente do que já foi posto: Jesus Cristo. (ICoríntios 3, 10-11)

Nota de abertura do blogue:

1. Este blogue está em construção – e estará, provavelmente, ainda durante muito tempo –, tal como o próprio exercício da democracia semi-directa que pretende alcançar para Portugal e, no futuro, para a Federação Europeia que virá, inevitavelmente, a constituir-se.

2. Este blogue preconiza o ideário de democracia semi-directa inspirado no modelo suíço de acção referendária pacífica e respeitadora da vontade e dos direitos civis das minorias, fundamentalmente distinto de outras formas de democracia dita directa mas de facto popular e da democracia dita participativa.

3. De momento, este blogue pretende apenas ser um fomentador de ideias (think-tank, policy institute) em todas as áreas da intervenção política, bem como um fundo de documentação e informação sobre o tema da democracia directa/semi-directa. Futuramente, será aquilo que a vontade conjunta e democraticamente expressa dos seus participantes vier a querer.

4. Este blogue destina-se a dar voz a todas as pessoas de boa vontade que anseiam e pugnam por um exercício de poder político – executivo, legislativo e judicial – mais justo, mais equitativo, mais honesto, mais participativo, em suma, mais democrático para Portugal, e que prossigam os valores da Dignidade e da defesa dos Direitos Humanos, da Verdade expressa na Honestidade e na Transparência da acção política, e da Liberdade como corolário da Justiça e da Igualdade de oportunidades.

5. Para tal, serão continuamente dirigidos convites para participação a pessoas cuja posição pública, ou manifesta, seja coerente com o ideário acima referenciado, sem qualquer discriminação de género, idade, origem, credo e condição. Do mesmo modo, qualquer pessoa que deseje participar neste projecto só terá que enviar a sua proposta de colaboração, conjuntamente com uma breve declaração de intenções, para o seguinte endereço de e-mail: europalivre@iol.pt

6. Esta nota de abertura é somente um rascunho e, por isso mesmo, fica aberta a ser completada nas próximas semanas – à medida que novas ideias, de novos contribuintes, começarem a chegar. Será futuramente substituída por um manifesto a redigir com o contributo de todos os participantes deste projecto.

7. Fica aqui em baixo uma pequena imagem do símbolo deste projecto, com o pedido a todos os visitantes que a copiem e dela façam uso para publicitar o blogue.

Logótipo do projecto Democracia Directa - Visão Cristã

Anúncios

Filed under: abertura, autor: José

5 Responses

  1. P.F. diz:

    “no futuro, para a Federação Europeia que virá, inevitavelmente, a constituir-se”

    Espero que a constatação do facto não inclua concordância nem entusiasmo, pois, no meu entender, a democracia directa ou semidirecta será mais aplicável quanto mais independente for uma soberania. Que adiata andarmos a apregoar este tipo de democracia se o poder central não a ratificar como boa e aceitável num enquadramento federal?

  2. O que importa a concordância (ou a falta dela) perante o inevitável?
    Espera-se que este blogue possa conseguir um pouco mais do que meramente “apregoar este tipo de democracia”. Não é bom ajuizar em causa própria, mas quer-me parecer que tem muita e muito significativa informação – a começar pelos livros postos à disposição, todos descarregáveis gratuitamente.
    Quanto à democracia ter que ser ratificada “como boa” pelo poder central… É exactamente esse tipo de pensamento que é urgente mudar. Se pensar um pouco concluirá certamente que a democracia nunca foi uma “dádiva” de um qualquer “poder central” mas, ao contrário, sempre foi uma conquista dos cidadãos livres.

  3. PF diz:

    Se pensar um pouco concluirá certamente que aquilo que eu quis dizer foi que com um “poder central” federalista, muito mais dificuldade os países terão em fazer evoluir o seu sistema político-eleitoral para algo que possa pôr em causa esse mesmo poder.
    Obrigado e parabéns pelos livros. Que eu saiba, referir que um blog apregoa ideias em nada menoriza aquilo que o autor divulga e oferece. Se o ofendi, peço desde já desculpas, mas não era essa a minha intenção.

  4. […] mais de 110 mil pessoas lhes foram favoráveis. O que interessa a este blogue, enquanto “fomentador de ideias (…) em todas as áreas da intervenção política (…) sobre o tema d…”, é incentivar à participação de cidadania – livre, consciente e autónoma  –, a qual, […]

  5. […] am much obliged to my friend democrata directo [direct democrat] for trusting me with this commission, as I had never recovered a book before. Thank you, Zé de […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Abril 2009
D S T Q Q S S
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Livros

Clique para descarregar

Clique para descarregar (NOVO)

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

clique para descarregar

clique para descarregar

Outros livros

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar (NOVO)

%d bloggers like this: