Democracia Directa – Visão Cristã

Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio arquitecto, assentei o alicerce, mas outro edifica sobre ele. Mas veja cada um como edifica, pois ninguém pode pôr um alicerce diferente do que já foi posto: Jesus Cristo. (ICoríntios 3, 10-11)

Diferentes culturas cristãs e as sociedades resultantes.

Uma excelente série de textos argumentativos de Pedro Arroja, no Portugal Contemporâneo.

Publicados até esta data e hora:

Sola Scriptura

Qual é a fonte da revelação divina, isto é, se eu quiser saber o que é o Cristianismo e tornar-me um bom cristão, o que devo fazer? “Ouça os ensinamentos do magistério da Igreja (a chamada tradição)”, responde a Igreja Católica. “Não, a Igreja Católica representa apenas uma interpretação, em muitos aspectos incorrecta e abusiva, do Cristianismo. Só lendo as Escrituras (Sola Scriptura) você aprende o que é o verdadeiro Cristianismo e se pode tornar um bom cristão”, respondem os Protestantes.

O resultado imediato é que a taxa de alfabetização nos países protestantes subiu em flecha enquanto que nos países católicos se manteve estacionária e baixa. Passados cinco séculos, essa diferença persiste, embora em menor grau. …

ciência e filosofia

Tomando como critério o galardão máximo que é atribuido na ciência – o Prémio Nobel -, quem consultar a lista dos galardoados observará o domínio esmagador dos cientistas oriundos dos países do norte da Europa e da América do Norte. Tomando a França como país fronteira entre países protestantes, a norte, e países católicos, a sul, é extraordinariamente diminuto o número de cientistas laureados com o Prémio Nobel das ciências oriundos dos países do sul da Europa e da América Latina em comparação com os países do norte da Europa e da América do Norte, e os poucos que existem quase sempre desenvolveram as suas carreiras em algum país protestante, normalmente os EUA. (Acontece assim, por exemplo, com o economista italo-americano Franco Modigliani).
Na filosofia, o panorama é igualmente desolador. A filosofia moderna inaugurada por Descartes é preenchida por nomes oriundos do norte da Europa (John Locke, David Hume, Kant, Hegel, etc.) e não é fácil encontrar um nome – um único sequer – nascido em Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Brasil ou México. Tal como no domínio da ciência, a pobreza é atroz.

Ao contrário da cultura protestante, em que a verdade está no consenso racional de várias pessoas, a verdade, na cultura católica, está na palavra da autoridade (o padre), a qual é passivamente aceite pelos demais, sem qualquer manifestação crítica. Uma cultura, como a católica, cuja característica principal no domínio das ideias é a mais completa abulia intelectual da esmagadora maioria das pessoas, tal como representada pela passividade dos leigos que assistem à missa, é uma cultura que não está preparada para produzir nem cientistas nem pensadores. E a realidade é que não os produz com intensidade comparável à da cultura protestante. …

Sola Gratia

O problema central da doutrina – às vezes referida como doutrina da justificação – é o seguinte: “Quem me pode perdoar os pecados, a fim de que eu possa conquistar a vida eterna?”
“Nós! (através do sacramento da penitência)”, responde a Igreja Católica.
“Não!”, dizem os Protestantes, “Só Deus o pode fazer, através da Sua graça (Sola Gratia)”.

Duas consequências importantes resultam daqui e que ainda hoje são marcas distintivas entre a cultura católica e a cultura protestante. A primeira é a instituição da cunha (ou do dar um jeito, na versão preferida dos brasileiros), que é uma instituição distintamente católica e praticamente inexistente nos países de tradição protestante. Na realidade, enquanto na tradição protestante (Sola Gratia), um homem terá de justificar todos os seus pecados perante Deus e só a Sua Graça lhos pode perdoar, na tradição católica também é assim, mas só em última instância. Antes de o assunto chegar a Deus, é função dos padres interceder junto d’Ele – isto é, meter uma cunha – pelo pecador. A decisão última pertence a Deus, mas a Igreja e o clero estão lá para dar um jeito.

Daqui resulta o rigorismo ético do Protestantismo em comparação com a flexibilidade ética do catolicismo, caracterizada pelo ciclo católico do pecado, arrependimento, confissão penitência e perdão … seguido de novo pecado. …

Solus Christus

Neste post pretendo fundamentar a tese de que os países católicos são consideravelmente menos cristãos do que os países protestantes, uma tese que já deixei antever no post anterior quando me referi à flexibilidade ética do catolicismo em comparação com o rigorismo protestante.

Numerosos observadores oriundos de países de tradição protestante ficam surpreendidos pela falta de religiosidade das populações católicas nos seus comportamentos diários. Por detrás das aparências e das formalidades, não observam vestígios de cristianismo nos comportamentos diários destas populações. Ficam surpreendidos, por exemplo, com a falta de consideração que as pessoas manifestam umas pelas outras (vg., no trânsito, na sua crónica falta de pontualidade, nas observações amesquinhantes, quando não insultuosas, acerca dos outros), pela falta de confiança nas relações interpessoais, pela sua aversão e falta de disciplina no trabalho, pela ausência de filantropia, pela sua relutância em cooperar com os outros em assuntos de interesse comum, pela sua propensão a violar as leis e a serem batoteiros, pelo seu egoísmo exacerbado de meninos-mimados, etc., enfim, por todos os comportamentos que são muito pouco cristãos, na realidade, que são exactamente opostos aos preceitos do cristianismo. …

Nota: Para ler os textos por completo no blogue do autor clique no linque activo de cada título.

Anúncios

Filed under: cidadania, cristianismo, democracia, justiça

One Response

  1. adria diz:

    super legal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Junho 2009
D S T Q Q S S
« Maio   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Livros

Clique para descarregar

Clique para descarregar (NOVO)

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

clique para descarregar

clique para descarregar

Outros livros

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar

Clique para descarregar (NOVO)

%d bloggers like this: